(Download) "Aprendizagem Histórica na Palma da Mão: Os Grupos do Whatsapp Como Extensão da Sala de Aula" by Cristiano Gomes Lopes * eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Aprendizagem Histórica na Palma da Mão: Os Grupos do Whatsapp Como Extensão da Sala de Aula
- Author : Cristiano Gomes Lopes
- Release Date : January 21, 2018
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 3829 KB
Description
O livro Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula teve sua gênese na realização da pesquisa de mestrado em Ensino de História, abordando novas ferramentas digitais como as redes sociais on-line, trazendo novas perspectivas acerca da aprendizagem e do ensino de História por meio do uso com intencionalidade pedagógica dos grupos do aplicativo de mensagens mais popular dos últimos tempos, o WhatsApp. Esta obra pode ser considerada como uma ação de vanguarda no que tange a promover o ensino e a aprendizagem histórica, tornando a interação e a autoria elementos que norteiam e produzem práticas mediadoras da construção do saber histórico, assim como o amadurecimento da consciência histórica dos alunos envolvido s na pesquisa que resultou neste livro.
A obra discute a importância e a necessidade da formação inicial docente, assim como uma formação continuada e constante que contemple, a contento, a aquisição de competências por parte dos futuros e também já licenciados, independentemente da formação ou disciplina a ser ministrada, que possibilitem o aprimoramento e o manejo pedagógico dessas ferramentas digitais, aqui compreendidas como Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tais tecnologias estão cada vez mais presentes no contexto escolar e fazem parte da cultura intra e extraescolar dos alunos, fato que deve ser considerado por aqueles que buscam maneiras e estratégias de entusiasmar o alunado que não mais encontra sentido no modus operandi da maioria das escolas brasileiras, as quais ainda fazem us o de muitas metodologias ditas tradicionais que limitam a autoria e a autonomia dos alunos, que na contemporaneidade conseguem aprender de forma móvel, ubíqua e colaborativa.
Este trabalho vai além da simples e rasa discussão dos usos das TDIC no contexto das aulas da disciplina de História; ele ultrapassa o campo da teoria e mostra na prática como os grupos do WhatsApp podem efetivamente ser utiliza